Páginas

sábado, 4 de março de 2017

A DANÇA DO JARAQUI DE MANOEL NERYS


DANÇA DO JARAQUI
(Ispirado na Dança do Guaxinim-Pjoteiros do Brasil)
Adaptação – Manoel Nerys/Valdeir Neves/PJ Nazaré de Manacapuru/Am.

Dedinho, dedinho... Dedinho, dedinho, dedinho (bis)
A dança do Jaraqui se dança desse jeito/ O que vamos dançar: jaraqui sertanejo. 
Jaraqui ih ih ih ih (Bis)
Chama toda a galera pra dançar se divertir (bis)

Na dança do jaraqui fartura não é problema/ O que vamos dançar: jaraqui na piracema.

A dança do jaraqui se dança bem gostoso/ O que vamos dançar: jaraqui musculoso.

Na dança do jaraqui não se fica parado/ O que vamos dançar: jaraqui misturado.

A dança do jaraqui anima até velório/ O que vamos dançar: jaraqui giratório.

A dança do jaraqui não se deixa pra depois/ O que vamos dançar: jaraqui de dois.

A dança do jaraqui remexe o corpo inteiro/ O que vamos dançar é jaraqui cirandeiro.

Na dança do jaraqui não precisa ser mestre/ O que vamos dançar é o jaraqui terrestre.

Na dança do jaraqui tem pjoteiro com amor/ O que vamos dançar é o jaraqui Negro Nagô. 
Negro nagô oh, oh. (bis)
Chama toda a galera pra dançar Nego Nagô! (bis)
Dança aí Nego Nagô! Dança aí, Nego Nagô!...Ô, ô, ô, ô.


sexta-feira, 3 de março de 2017

40º RETIRÃO DA JUVENTUDE DA PJ NAZARÉ: O MEU POTE TRANSBORDA!












O barranco já diminuído, diluído nas águas
Mas, ainda com seus desafios na escalada.
Subindo o barranco, meu olhar vislumbrava todo o lugar...
Na grama daquele beiradão
Vi gente nova chegando,
Mochilas nas costas, cheias de expectativas.

Vi, companheiros retirantes de outrora;
Corações pulsantes na alegria do abraço do reencontro.
Celebração de vidas, histórias e memórias em 40 edições.

Vi, esmeros soldados operários, força e valentia;
Suor derramado no serviço à comodidade do próxima;
Jovens de força gigante!

Vi um anjo das mãos santas;
Exímia, pajé branca da Saúde, cuidadora dos males do corpo!

Ouvi o canto vibrante da juventude, ecoando sobre as águas.
Um som empolgante, amplificando vozes juvenis num canto pela vida.

Vi a dança mais expressiva, envolvente, alegremente desarmonizada,
Feito uma borboleta desengonçada, perdida sobre o rio no vento de verão.

Vi partilha de sabedorias, qual um pote transbordante de água boa,
Davam de beber a novos potes, cheios de vida e ricas experiências.

Ao anoitecer, sob o teto da casa comum,
Num amontoado aconchego, sono e sonhos.
A Casa do povo, casa comum, nossa Betânia do Solimões...
Casa da Juventude, na costa do Pesqueiro I.

Vi mãos divinas no trato das refeições,
Tempero celestial, panelas de maná, fartura abençoada.

Vi brotar, do peito em oração, luz divina iluminando os semblantes,
Num canto que saia das bocas “Esses lábios meus vem abrir Senhor!”
palavras proféticas, anunciavam: a Civilização do Amor está em nós!

Observamos calmamente, o chão, o povo, o sol, a chuva e o Grande Rio.
Rio de ternura, rio de braveza, rio de encontro e partidas...

Vi jovens líderes, conduzir outros jovens como o Jovem Bom Pastor,
na Fraternura e coragem, coragem de gente grande na organização e trabalho.

Vi corações livres, comprometidos, corações juvenis, lindos e ternos... Divinos e sorridentes;
Vi jovens falantes e silenciosos, grandes fazedores da Paz!

Vivi um verdadeiro encontro com o Jovem de Nazaré nos jovens de Manacá.

Que novos potes cheios da graça divina transbordem para outros novos potes, e meu pote transbordante renove a sede da Palavra Divina.

*Manoel Nerys
Assessor Leigo da Pastoral da Juventude
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré - Manacapuru/Am.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

LOGO DO RETIRÃO DA JUVENTUDE PJ NAZARÉ DE MANACAPURU 2017



Comemorando a sua 40ª edição do RETIRÃO DA JUVENTUDE, a Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Manacapuru lança a Arte ilustrativa que vai apresentar à comunidade a mística de toda a temática proposta para o ano de 2017.
A Arte traz um aspecto festivo celebrativo (jubileu 40), É festa, é celebração da caminhada dessa juventude que supera todos os desafios e intempéries, em cada tempo e reafirma seu protagonismo juvenil, assumindo a construção de espaços para a experiencia espiritual do encontro com o Cristo Ressuscitado.
A Cruz forma o número 4 que junto com a figura oval em vermelho formam o 40º (quadragésimo). O traço horizontal da Cruz atravessa todo o desenho e ultrapassa os seus limites;  Dentro da Figura oval (zero) rostos de jovens em tons de cores diferentes trazem a diversidade do povo brasileiro formado por tribos e raças diferentes celebrando a diversidade na unidade. Os jovens estão colocados sobre o Livro que traz a Palavra de Deus, com lábios entre abertos, cantam e anunciam a boa nova do reino, assim como diz a frase tão cantada nos ODJs:"Estes lábios meus vem abrir senhor! Cante esta minha boca sempre o teu louvor!" Acima dos jovens, a Mão do Redentor, com as marcas de sua Paixão, abençoa a juventude que se junta em atitude de Retiro, partilham a vida, sonhos e a fé. 
Os Pés, de caboclos acostumados a pisar no chão da terra, representam a a juventude que caminha, rumo ao reino definitivo, na direção da Civilização do amor. E também, os que já caminharam nesta jornada e deixaram suas boas marcas na história de nossa pastoral paroquial. Por isso mesmo que os pés trazem as letras "PJ" junto ao formato da planta do pé, para identificar a caminhada dos pejoteiros e pejoteiras que fizeram a experiência do seguimento a Jesus, assumindo radicalmente a causa da evangelização juvenil em seu tempo.
Dentro do canto do número quatro, aparece uma figura estilizada representando Nossa Senhora Aparecida, por que exatamente este ano jubilar será celebrado, a nível mundial, o Ano Mariano decretado pelo Papa Francisco por ocasião dos 300 anos da aparição de sua imagem no Rio Paraíba/SP. É nossa homenagem a nossa Mãe Negra de Aparecida.
Do lado direito da Cruz, acima do braço, desce sobre o os jovens a Pomba do Espirito Santo, que vem iluminar nossos trabalhos, nossa caminhada, trazendo sopro de vida nova aos que se abrem à sua ação libertadora. dando-lhes força e luz! Ao fundo donde aparece o a Pomba traz os tons de Lilás, pois, o Retirão é marcado por encerrar sempre no início da quaresma (lembra a quarta feira de cinzas, a penitencia). Os jovens que vem do retiro, vem neste clima de oração e jejum, apesar da alegria que derrama em seu peito pela experiencia vivida.
A palavra RETIRÃO, em azul, formando ondas do nosso banzeiro, e abaixo estão tiras em tons de azul num leve movimento, representam o movimento do Rio, faz uma indicação do local do Retiro que será as margens do Rio Solimões, de onde os jovens da cidade e zona rural farão o trajeto de barco, uma característica peculiar de nossa realidade amazônica.
As cores, os traços, os símbolos estão distribuídos de maneira a criar um clima festivo mas, ao mesmo tempo místico, que identifica o jeito comum de ser da Pastoral da Juventude. O desenho representa a juventude com toda sua alegria e vibração, que se reúne em Nome do Cristo Bom Pastor, celebra sua ação litúrgica, com gestos e ações simbólicas, num período que representa para muitos, um novo Kairós, um verdadeiro tempo da graça de Deus em suas vidas.

Autor: Manoel Nerys



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A PJ NAZARÉ, EM MANACAPURU, CELEBRA O 40º RETIRÃO DE CARNAVAL DA JUVENTUDE


A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, através da PASTORAL DA JUVENTUDE vem, a mais de 40 anos realizando e promovendo vários eventos, de formação pastoral e humana à Juventude de Manacapuru.

Um desses eventos é o RETIRÃO DA JUVENTUDE, que acontece anualmente, no período de carnaval, este ano, nos dias 25 a 28 de fevereiro de 2017, promovido pela Paróquia com o apoio da comunidade local.

Como um marco para a história deste evento espiritual, celebramos a sua QUADRAGÉSIMA EDIÇÃO (40ª) que acontecerá na Comunidade Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, Costa do Pesqueiro II, núcleo do Marrecão. Não são 40 anos de Retirão, por que não foram anos consecutivos, houve tempo em que este não aconteceu. TEMA: FAMÍLIA MISSIONÁRIA: COM MARIA, CULTIVAMOS A CRIAÇÃO. LEMA: PJ DE NAZARÉ, UMA CAMINHADA DE FÉ E ESPERANÇA. ILUMINAÇÃO BÍBLICA: CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO. Gn 2, 15;

Uma bonita caminhada foi construída até aqui. Experiências partilhadas, comunhão de vidas, discernimentos vocacionais, engajamento ministerial, vida comunitária com maior adesão; formação de uma consciência mais crítica e o mais importante, ricas e profundas experiências do amor de Deus na vida de muitos jovens de cada época. Lugares marcados na memória e no coração daqueles que tiveram a oportunidade de viver a experiência do Retirão.

Nossa Gratidão, enquanto geração daqueles que assumem a responsabilidade de continuar a missão e a história atual, aos homens e mulheres que apoiaram em seu tempo esta iniciativa, doando seu tempo, seus espaços comunitários, seus recursos. Parafraseando o poeta, “aqueles a quem nossa memória amou, serão eternos”. Nos deram de sua água viva, fizeram nossos jovens preenchidos de boas arestas de luz.

Foram muitos que deixaram suas marcas relevantes no caminho: padres, irmãs, leigos assessores, coordenadores, cozinheiras, enfermeiros, carpinteiros, pescadores, comandantes e etc.

Nós da pastoral da Juventude, preparamos para este ano, uma programação especial que possa resgatar valores e memórias dos retiros que passaram. É nosso desejo que cada comunidade possa fazer neste ano uma bonita experiência de comunhão, celebrando em sintonia com os jovens, esta ação pastoral que atravessou várias gerações, despertou, animou, formou muitos cristãos em nossa paróquia.

No ano em que a Igreja vive o decreto papal de celebrar o Ano Mariano, nossa juventude experimentará um "mergulhar na vida e na espiritualidade de Maria Mãe de Jesus", meditando sua própria existência, como filhos e filhas do sim Mariano.


Que o senhor Jesus Cristo, o jovem de Nazaré e sua Mãe Maria, nossa de Aparecida nos conceda a graça de realizarmos com muito sucesso para a glória do seu nome, juntos com toda a igreja, este Retiro Jubilar, que seja para nossos jovens, um tempo forte de viver a comunhão no Espírito de Deus como irmãos e irmãs.

Bom Retiro a todos,

Na paz do Cristo Jovem de Nazaré,

Manoel Nerys
Assessor Leigo da Pastoral da Juventude
Paróquia Nossa Senhora de Nazaré - Manacapuru.
Diocese de Coari - Am.