Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2021

ÍCONE DE SÃO JOSÉ AMAZÔNICO por MANOEL NERYS


Ícone de São José


Detalhe do Ícone de São José de Manoel Nerys



A iconografia é uma arte sagrada cujas origens remontam à era bizantina. Embora ela tenha tido um lugar importante para os cristãos católicos, há muito tempo são, sobretudo, os cristãos ortodoxos que preservaram esta tradição.

O ícone é a tradução visual da Palavra de Deus, o Evangelho em formas e cores. É o mistério de Deus que se revela, pelos olhos, para o coração.

O fundamento mesmo da iconografia é a encarnação de Deus. “Ninguém nunca viu Deus; é o Filho único, que está no seio do Pai, que o fez conhecer” (Jo 1, 18). “Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14, 9). Jesus, de fato, é o ícone vivo do Pai. Os santos encarnam a presença de Deus na terra e são seus traços espirituais que devem ser revelados num ícone. É por isso que os ícones, em nenhum tempo, são seu retrato. Há uma ausência de naturalismo, de realismo. (Cf. https://www.significados.com.br/iconografia/)

O que representam os símbolos do ícone de São José Amazônico?

A obra autoral de Manoel Nerys, foi feita em acrílico sobre tela, medindo 60 x 50cm, sob encomenda do Pe. Marino Nerys CSsR, por ocasião do ano de São José proclamado pelo Papa Francisco que declarou 2021 o ano josefino na Igreja. Esta imagem de São José tem um significado belo e profundo: mostra atributos como a paternidade, a pureza e a simplicidade, que José expressou durante Sua vida na terra.

1- O Menino Jesus no colo é um símbolo da paternidade de José. Significa o cuidado e a proteção de pai que ele, até os dias de hoje, dedica a todos nós através da Sua intercessão.

2- As mãos do Menino Jesus se apegam ao pescoço de São José, num gesto de confiança total de sua proteção paternal. 

3- As vetes das figuras têm raios sobre elas, porque José por sua obediência  e fidelidade, entra na Glória de Deus e irradia Sua Santidade.

4- A túnica branca do Menino Jesus simboliza sua santidade, as vestes brancas do Cordeiro sem manchas. Os detalhes em dourado com arabescos indígenas remetem à origem divina de Jesus. 

5- A mão esquerda de são José segura um casal do rolas: nos lembra o episódio do templo "Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor" (Lc 2, 24). Evidencia a situação de humildade e simplicidade da condição social da família que se identifica com o estilo e condição social da maioria dos lares amazônicos.

6- O lírio: simbolizam a pureza do coração de São José e de Cristo; também a vitória do Castíssimo Coração sobre o mundo e sobre o pecado. 

7- Todas as cores têm uma ou várias significações. Por exemplo, o vermelho dos letreiros representa o Espírito Santo; O manto marrom: representa a humildade, pois essa é a cor da terra, do chão. 

8- Os tons de Amarelo: o ícone se caracteriza pela ausência de sombra e a onipresença da luz; o ouro representado nos tons amarelo significa a luz divina, e os clareamentos nas vestes e na pele: a humanidade se impregnando da divindade.

9- A estrela de seis pontas: Lembra a descendência de Davi. segundo a tradição da religião judaica, os soldados de Davi levavam em seus escudos o desenho da estrela. Isso simbolizava a proteção divina contra o mal.

10- A videira, com suas ramas e folhagem traz uma referência da arvore de Jessé.  Isaías 11:1-3: "Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará."

11- O vaso e a cuia: Utensílios domésticos, encontrados em todas as casas ribeirinhas tradicionais, os vasos de barro, foram citados inúmeras vezes na bíblia. O vaso não é apenas receptor, mas recipiente. Ele recebe, guarda, conserva e entrega no tempo certo. Representam aqui, a disponibilidade de José em receber a palavra do Senhor em seu coração. A bíblia nos compara aos vasos de barro, ela nos exorta à humildade. O próprio termo "humildade" vem de "humus", palavra latina que significa "barro". Como José, que cada um de nós veja a si mesmo de forma simples, sabendo que estamos nas mãos de Deus, dependentes da sua misericórdia. "De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." (II Tm.2,21).

12- O serrote e o martelo: Instrumentos que identificam, segundo a tradição, a profissão de São josé, a qual Cristo teria trabalhado ajudando seu pai adotivo.

13- Os elementos da região amazônica: canoa e remo, o peixe jaraqui, a vitória régia, o encontro das águas nos tons azul escuro e pastel claro, o mureru florido na enchente dos rios, O ícone segue o caminho valioso da inculturação da espiritualidade cristã com as culturas dos povos nativos da Amazônia, nele se unem o divino(Cristo) e o cósmico(elementos da natureza), a graça e a criação. Esses elementos trazem a palavra "o verbo se fez carne e habitou entre nós", Cristo palavra viva e José homem comum, gente do povo, Pai ribeirinho, como se fossem um de nós. Eles habitam nossa existência, convivem conosco e nos acompanham em nossos caminhos de rios e florestas, nas casas, das cidades e vilarejos amazônicos. (Cf. Querida Amazonia 81-82) e (Laudato si' 235-236)

14- O rosto de José e do Cristo curumim: No mistério da Encarnação, o Senhor quis chegar ao nosso íntimo armando sua tenda entre nós e uniu o céu e a terra, assim o rosto de José e do Cristo curumim, com traços caboclo, nos faz contemplar o rosto dos ribeirinhos guardiões da criação, contemplamos o céu, sem negarmos a natureza, no desejo de querer encontrar com Deus. (Laudato si' 235)

15- Ao fundo, acima dos ombros de São José, os tons em amarelo se juntam ao verde oliva claro, formando uma figura geométrica que remetem a estrutura de uma casa popular. Lembram que São José é o protetor e patrono das famílias. A sua figura, portanto, é exemplar, evidencia o Papa, num mundo que “precisa de pais e rejeita os dominadores”, rejeita quem confunde “autoridade com autoritarismo, serviço com servilismo, confronto com opressão, caridade com assistencialismo, força com destruição”. São José, rogai por nós!

Ícone de São José Amazônico
Ícone de São José Amazônico Foto: Arquivo pessoal

O ícone ganhou uma estrutura para exposição na capela nos momentos de devoção.



Entrega da obra ao Pe. Marino Nerys CSsR


Manoel Nerys no momento de conclusão da obra, em 04 de Março de 2021. 

8 comentários:

  1. Explendida todo o conjunto da obra, parente. Suas criações são encantadoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por deixar seu comentário, parente. Cuias de bençãos pra vc. É muito importante sua opinião. Obrigado de verdade!

      Excluir
  2. Boa tarde irmão,

    Parabéns pela esplendida obra. Muito linda!
    Gostaria de sabe se podemos reproduzir em nossas paróquias e a quem devemos pedir o direito autorais?
    Grato,
    Fr. Alex - Roraima

    ResponderExcluir
  3. Uma obra de arte. Fico feliz que você cosegue expressar com espontaneidade a iconografia de São José. Belo, singelo, místico. Um ícone com feição amazônica. Parabéns, amigo. Viva São José da Amazônia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eder Vasconcelos. Vamos aos poucos contribuindo para a construção de uma Igreja com rosto Amazônico.

      Excluir
  4. Querido Manoel, Parabens pela belissima obra de arte. A simbologia amazonica tao sagrada para nos uniram-se tao bem ao talento do pai Jose e do seu filho Jesus. Parabens!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Manoel, meu querido! Linda iamegem! Obrigada por nos presentear com seus dons.
    irmã Talita

    ResponderExcluir