Comemorando a sua 40ª edição do RETIRÃO DA JUVENTUDE, a Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Manacapuru lança a Arte ilustrativa que vai apresentar à comunidade a mística de toda a temática proposta para o ano de 2017.
A Arte traz um aspecto festivo celebrativo (jubileu 40), É festa, é celebração da caminhada dessa juventude que supera todos os desafios e intempéries, em cada tempo e reafirma seu protagonismo juvenil, assumindo a construção de espaços para a experiencia espiritual do encontro com o Cristo Ressuscitado.
A Cruz forma o número 4 que junto com a figura oval em vermelho formam o 40º (quadragésimo). O traço horizontal da Cruz atravessa todo o desenho e ultrapassa os seus limites; Dentro da Figura oval (zero) rostos de jovens em tons de cores diferentes trazem a diversidade do povo brasileiro formado por tribos e raças diferentes celebrando a diversidade na unidade. Os jovens estão colocados sobre o Livro que traz a Palavra de Deus, com lábios entre abertos, cantam e anunciam a boa nova do reino, assim como diz a frase tão cantada nos ODJs:"Estes lábios meus vem abrir senhor! Cante esta minha boca sempre o teu louvor!" Acima dos jovens, a Mão do Redentor, com as marcas de sua Paixão, abençoa a juventude que se junta em atitude de Retiro, partilham a vida, sonhos e a fé.
Os Pés, de caboclos acostumados a pisar no chão da terra, representam a a juventude que caminha, rumo ao reino definitivo, na direção da Civilização do amor. E também, os que já caminharam nesta jornada e deixaram suas boas marcas na história de nossa pastoral paroquial. Por isso mesmo que os pés trazem as letras "PJ" junto ao formato da planta do pé, para identificar a caminhada dos pejoteiros e pejoteiras que fizeram a experiência do seguimento a Jesus, assumindo radicalmente a causa da evangelização juvenil em seu tempo.
Dentro do canto do número quatro, aparece uma figura estilizada representando Nossa Senhora Aparecida, por que exatamente este ano jubilar será celebrado, a nível mundial, o Ano Mariano decretado pelo Papa Francisco por ocasião dos 300 anos da aparição de sua imagem no Rio Paraíba/SP. É nossa homenagem a nossa Mãe Negra de Aparecida.
Do lado direito da Cruz, acima do braço, desce sobre o os jovens a Pomba do Espirito Santo, que vem iluminar nossos trabalhos, nossa caminhada, trazendo sopro de vida nova aos que se abrem à sua ação libertadora. dando-lhes força e luz! Ao fundo donde aparece o a Pomba traz os tons de Lilás, pois, o Retirão é marcado por encerrar sempre no início da quaresma (lembra a quarta feira de cinzas, a penitencia). Os jovens que vem do retiro, vem neste clima de oração e jejum, apesar da alegria que derrama em seu peito pela experiencia vivida.
A palavra RETIRÃO, em azul, formando ondas do nosso banzeiro, e abaixo estão tiras em tons de azul num leve movimento, representam o movimento do Rio, faz uma indicação do local do Retiro que será as margens do Rio Solimões, de onde os jovens da cidade e zona rural farão o trajeto de barco, uma característica peculiar de nossa realidade amazônica.
As cores, os traços, os símbolos estão distribuídos de maneira a criar um clima festivo mas, ao mesmo tempo místico, que identifica o jeito comum de ser da Pastoral da Juventude. O desenho representa a juventude com toda sua alegria e vibração, que se reúne em Nome do Cristo Bom Pastor, celebra sua ação litúrgica, com gestos e ações simbólicas, num período que representa para muitos, um novo Kairós, um verdadeiro tempo da graça de Deus em suas vidas.
Autor: Manoel Nerys
Nenhum comentário:
Postar um comentário