ICONOGRAFIA DA IMAGEM: BETANIA, A CASA DA ACOLHIDA
O desenho,
está construído sobre esta inspiração. Traz uma visão que remete às questões de
integração conosco mesmos (nas irmãs Maria e Marta), com a comunidade (a imagem
da casa com os personagens dentro) e com o universo/cosmo (no Cristo, na
planta, no sol...).
1) A
CASA
“...
e ali passou a noite”. (Mateus 21,17). Betânia era um lugar (casa) de descanso e
de refúgio. Todos precisamos ter “momentos” e “lugares” de recompor as forças e
acarinhar a fé que vai brotando em nossa vida. De preferência, um lugar
tranquilo e acolhedor, onde floresce amizade e afetividade. Silêncios, risadas,
contemplações, vinho e pão, Peixe e farinha. Assim se compõe a figura dando uma
aparência nos traços de uma casa.
A base do Desenho apresenta um espaço
só, sobre o qual se desenrola todo o enredo: o locus é a Casa e
nela estão representadas as quatro personagens, ou seja, Jesus e Maria, Marta
ao fundo e Lázaro em segundo plano. Este espaço, porém, está diferenciado com os
recursos: retas e semi retas, linhas e curvas, que inserem ou transferem para
aquele lugar outro lugar, ou seja, a casa de Marta e Maria ou para as casas
ribeirinhas. Elas encontram-se, na interpretação imagética, simultaneamente na
casa em Betânia, onde acolheram Jesus (Lc 10,38-39), e na beira dos rios da Amazônia, onde Jesus se encontra conosco e onde a Congregação Das Irmãs CIFAS
estão inseridas.
2- A
CASA ESTÁ SOBRE A CANOA
Aqui
temos elementos e atributos geográficos e teológicos como a imagem do Cristo com os pés na Canoa que nos
remete a Lucas 5, 3: - Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe
que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.
Aqui, o Divino Hóspede ensina Maria, com um pé na canoa e outro está na casa.
Nos lembra que A Igreja com a presença do Mestre, tem estabilidade e
segurança, mesmo que haja tempestades, porque leva consigo a presença
confortante e dominadora do Filho de Deus o Divino Hóspede. À direita inferior, um remo que está
ligado a canoa, remete a missão que depois de ouvir os ensinamentos do Mestre
somos convidados a ir pelo mundo anunciando a boa notícia que recebemos de
Cristo.
3- A
ÁRVORE E AS AVES
Nos
fundos, à esquerda superior, tem a figura de uma árvore;
Tudo
está interligado e na nossas Betânias, a Vida deve ser assumida
geopoliticamente: (geo) no cuidado com a Casa Comum e (política), no
cuidado com os bens da Casa Comum representados pela árvore - flora e as
aves - fauna amazônica. Juntos chegaremos mais longe sempre tecendo os caminhos
do bem viver e do bem conviver com os outros e também com os bens da criação. A
árvore sinal da fauna amazônica, está dentro do desenho da casa, isso significa
que A Amazônia é
fonte de vida no coração da Igreja. E a Igreja é fonte de Vida e esperança para
os povos da Amazônia.
4- AS
ÁGUAS AO FUNDO NA COR DE BARRO,
Traz
presente as águas dos nossos caudalosos rios barrentos e negros. Que perpassam
toda a vida do homem e da mulher ribeirinho, sendo uma força determinante em
todas as dimensões do fazer cotidiano: determina o tempo de plantar e de colher,
tempo de partir e chegar ou esperar.
5- O
PANEIRO COM PEIXES NAS MÃOS DE MARTA,
Marta,
assim como na Judéia, ou na Amazônia, traz nas mãos os utensílios de trabalhos
que expressam sua vontade incessante de servir da melhor maneira possível o
Divino hóspede, oferecendo-lhe o que tem de melhor na casa. A figura do paneiro
traz presente todos os corações que se unem para garantir que ninguém passe
necessidades na comunidade.
6- O
VASO E A CUIA:
Foi em
Betânia, na casa de Simão o leproso, durante uma refeição, que entrou na casa
uma mulher, ungindo Jesus com um perfume precioso (Mc 14, 1ss), com escândalo
dos presentes, também de Judas Iscariotes que saiu dali disposto a trair Jesus.
O Vaso lembra o gesto sacerdotal de Maria que ungiu os pés do mestre com
perfume.
7- AS
TRÊS LAMPARINAS
À
direita superior temos TRÊS LAMPARINAS que lembram As virtudes
teologais: FÉ, ESPERANÇA E O AMOR, que segundo o CIC adaptam as faculdades
do homem à participação na natureza divina (65). De fato, as virtudes teologais
referem-se diretamente a Deus e dispõem os cristãos para viverem em relação com
a Santíssima Trindade. Têm Deus Uno e Trino por origem, motivo e objeto.
8- OS
TRAÇOS EM TONS DE AZUL NA MOLDURA DO DESENHO
Em tons
de Azul que simbolizam o Divino, os traços que lembram grafismo indígena, estão
na borda nos dois lados do desenho como uma moldura que retratasse que aquele
acontecimento que fora registrado no livro sagrado em uma cultura totalmente
diferente da nossa aqui na região Amazônica, e a mais de dois mil anos, agora
se comunica com nossa cultura, aquela história nos acolhe como partícipes em
nossa própria cultura e tempo e nos diz: nós, indígenas, caboclos ribeirinhos
da Amazônia, negros e brancos somos todos Martas e Marias e sim, Betânia também
é nossa casa. Somos todos irmãos em Betânia.
9- OS
PERSONAGENS: JESUS, MARIA, MARTA E LÁZARO
Jesus
está ensinando Maria (já com o atributo da auréola com a cruz purpúrea que
remete à ressurreição);
No Evangelho de Lucas, o irmão de Marta
e Maria, Lázaro, não é citado em nenhum momento. Mas o objetivo do
evangelista é outro: mostrar a importância de servir e de se lançar aos pés de
Jesus, aquele que nos trouxe a salvação. Aqui ele está na cena por este
pertencer ao grupo dos anfitriões.
Marta representa uma
pessoa ativa, que quer servir ao Mestre da melhor maneira possível. E Maria,
sentada como que sobre o chão da casa onde está a canoa, é a representação do
discípulo que ouve a palavra de Jesus, deixando-se atingir totalmente por ela.
As duas maneiras de ser discípulo devem se conjugar, pois ambas as atitudes são
necessárias: escutar e servir, como nos diz a inscrição em latim entre
as ondas de cor pastel no desenho, que diz: “ORA ET LABORA”.
Por isso, o desenho convida para que irmãos
e irmãs, sejam discípulos Marta e Maria. Pessoas que trabalham sem se cansar
para a construção do Reino, alimentando-se diariamente da Palavra de Deus. Os
ensinamentos de Jesus o Divino Hóspede, são as regras para nossa vida,
sigamo-los!
Manacapuru 27 de outubro de 2021.
O
Autor:
Manoel
Nerys
Artista
Sacro Visual
Manacapuru - Amazonas
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